Peregrinação ao Túmulo de D. Manuel Martins
D. Manuel Martins foi o primeiro Bispo de Setúbal, numa altura em que Diocese é criada pela bula Studentes Nos do Papa Paulo VI, vem encontrar as suas populações muito carenciadas pela falta de emprego, foi sempre uma voz activa na denuncia das injustiças e lutou arduamente pelos mais desfavorecidos. Na sua ordenação como Bispo disse; “Nasci Bispo em Setúbal, agora sou de Setúbal”
Nascido em Leça do Balio a 20 de janeiro de 1927, foi nomeado Bispo de Setúbal em 16 de julho de 1975 onde exerceu a sua acção até 24 de abril de 1998, veio a falecer na Maia a 24 de setembro de 2017.
Este fim de semana foi tempo de meditação, revelação e agradecimento, o Grupo de Catequese foi ao cemitério de Leça do Balio prestar uma homenagem ao Bispo D. Manuel Martins.
Foi uma longa e abençoada jornada, longa pela distância e abençoada porque apesar do mau tempo sempre que era necessário fazer alguma caminhada parava de chover.
Esta jornada começou bem cedo, a partida foi ás 8.50 horas de Grândola, mas pouco depois da hora de almoço já estávamos todos a colocar um ramo de flores e uma vela no tumulo de D. Manuel Martins e de mãos dadas fizemos as nossas orações.
No dia seguinte ás 11 horas estivemos todos na Sé do Porto a assistir á Eucaristia Dominical, foi reconfortante mas é nestas alturas que longe da nossa paroquia sentimos as saudades dos nossos.
Na Comporta o Sr. Padre Fernando e a nossa comunidade rezaram por nós, para que todo corresse bem e rezaram por D. Manuel Martins, por todo o que nos ensinou.
Obrigado a todos, obrigado D. Manuel Martins.