Catequese
da Comporta
Os Nosso Párocos
O Papa Francisco começa a sua exortação apostólica, “O Evangelho da alegria”, que é o seu documento programático, com estas belas palavras: “A alegria do Evangelho enche o coração e vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria.” (EG, nº1)
Nos últimos anos têm sido nossos guias, para nos encontrarmos com jesus, na Paróquia da Comporta o padre Adalberto, o padre Fernando, o padre Júlio e o padre Sezinando.
Padre Sezinando Alberto
Filho de Francisco Claudino Alberto e Maria Felicidade Jacinto, Sezinando Luís Felicidade Alberto nasceu em Azinheira dos Barros, Grândola, a 19 de junho de 1970, sendo o mais novo de quatro filhos. Frequentou o Ensino Primário na sua terra natal, concluindo o 9º ano em Grândola. Seguiu os estudos nos Seminários de Beja, Setúbal e Olivais (Lisboa). Em 1998 terminou a licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, sendo ordenado Sacerdote no dia 13 de junho de 1999, na Sé de Setúbal, pelo então bispo, Sr. D. Gilberto Canavarro dos Reis.
Entre 1999 e 2002 passou por diversas paroquias, como Quinta do Conde, Azeitão Miratejo/Laranjeiro.
A 15 de Agosto de 2002 foi nomeado Reitor do Santuário de Cristo Rei, em Almada, tomando posse a 1 de janeiro de 2003, onde permaneceu até ao dia 20 de setembro de 2019.
Atento aos sinais que Deus lhe foi transmitindo, depois de uma reflexão amadurecida na oração, pediu ao Sr. Bispo de Setúbal a dispensa das funções do Reitor do Santuário, que ocorreu no dia 20 de setembro de 2019. Após a sua saída inicia um novo desafio pastoral na Arquidiocese de Évora assumindo as Paróquias da Cidade de Borba, Orada, e as Capelanias do Lugar da Nora, Santa Casa da Misericórdia de Borba, Centro de Apoio a Deficientes Luis Silva e Bombeiros Voluntários de Borba, até chagar a Alcácer do Sal. Em 2024 volta à Diocese de Setúbal, sendo então nomeado pároco da Paróquia de São Pedro da Comporta.
Padre Adalberto Saraiva
O Padre Adalberto Tacanho Saraiva nasceu em Manteigas em Setembro de 1928, filho de um gerente da Fábrica de Lanifícios – Fábrica Boqueira e de uma regente escolar.
Feitos os exames primários, ingressa em 1939 no Seminário de Santarém, (Patriarcado de Lisboa), segue-se Almada, terminando em 1952 os Estudos Teológicos no Seminário dos Olivais – Lisboa.
Motivos de saúde impedem a ordenação, que vai acontecer em 1953 na Capela do Seminário de Évora, por D. Manuel Mendes da Conceição Santos. O jovem Padre Adalberto opta por ficar a pertencer ao Presbitério da Diocese de Évora.
A primeira missão pastoral foi como Capelão do Hospital de Reguengos de Monsaraz, que terminou ao fim de um ano. Entre 1954-1958 na Escola Prática de Artilharia em Vendas Novas, exerceu funções de Capelão Militar.
Em 1959 foi para Coadjutor do Pároco Venceslau Gil de Viana do Alentejo, durante um ano, para se seguir uma nova tarefa eclesiástica, Secretário-Adjunto da Curia Diocesana Eborense, trabalhando com D. Manuel Trindade Salgueiro.
D. Manuel Falcão, Bispo de Beja pede-lhe para dar assistência espiritual aos reclusos do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, serviço que desempenhou durante vinte anos.
Assim chegou à Paroquia da Comporta na mesma existe um Centro Paroquial com diversas valências, uma Creche, Jardim de Infância, ATL e Apoio Domiciliário que ajudou a fundar. Faleceu no dia 6 de março de 2021 com 92 anos.
Padre Fernando Belo
O padre Fernando Belo, filho de sapateiro, nasce em 17 de abril de 1938 na paróquia da Benedita, concelho de Alcobaça, entrou para o seminário com 14 anos e terminou os estudos teológicos no Seminário dos Olivais em 1964, tendo sido ordenado presbítero na Sé de Lisboa, pelo Cardeal D. Manuel Cerejeira, na solenidade da Assunção de Nossa Senhora desse mesmo ano.
Após a ordenação, foi nomeado coadjutor da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, onde esteve até 1967, ano em que veio para Almada, onde foi professor de Moral no Externato Frei Luís de Sousa e na Escola Técnica António da Costa. Em 1972, foi-lhe confiada a paróquia da Moita. Em 1999, recebeu o ofício da paróquia de Almada.
Foi vigário forâneo, sucessivamente, das vigararias do Barreiro/Moita e de Almada e membro do Conselho de Presbíteros.
Já como padre emérito de Almada esteve 2 anos na Paroquia de S. Pedro da Comporta, primeiro como padre auxiliar do padre Adalberto e posteriormente como responsável da mesma.
Padre Júlio do Vale
O Padre Júlio Ferreira do Vale, nasceu a 27 de Abril de 1947 em Fonte da Bica - Rio Maior. Foi o nono filho de João Ferreira do Vale e Vitalina da Conceição Ferreira. Tendo-se deslocado para sul instalou-se na Cova da Piedade onde trabalhou como Serralheiro Civil na Lisnave.
Esteve inserido ativamente na comunidade paroquial de Corroios. Mas foi na Paróquia da Cova da Piedade que despertou a sua vocação. Em Outubro de 1984 ingressa no Seminário de S. José de Caparide (Estoril). Nos anos de 1986 e 1987 frequenta o Seminário de Almada seguindo posteriormente para o Seminário de Lamego até 1992. Em Novembro de 1991 é ordenado Diácono e posteriormente, a 28 de Junho de 1992, D. Manuel Martins ordena-o Presbítero na Sé Catedral de Setúbal.
A 5 de Julho de 1992 celebra "Missa Nova" na paróquia da Cova da Piedade, para a qual foi nomeado Vigário Paroquial. D. Manuel Martins, 1º Bispo de Setúbal, convidou-o a integrar o Conselho Presbiteral.
Devido a doença prolongada do pároco de Corroios, Pe. Norberto Lino, em Novembro de 1996, o Bispo de Setúbal nomeia-o Administrador Paroquial de Corroios. Um ano depois é nomeado pároco, com a responsabilidade pastoral das comunidades de Miratejo e Vale de Milhaços, tendo "tomado posse" da paróquia um mês depois numa celebração eucarística presidida por D. Manuel Martins e concelebrada pelo Pe. Júlio, Pe. Lino, Pe. Piodécimo Fantinato (Vigário Forâneo do Seixal) e muitos outros sacerdotes.
Por votação dos sacerdotes que compõe a Vigararia do Seixal o Pe. Júlio foi eleito, em 20 de Junho de 2000, Vigário Forâneo do Seixal para o triénio 2000-2003.
No ano de 2008, foi nomeado pároco da Paróquia da Quinta do Conde. Em 2018 é nomeado Pároco da Paroquia de São Pedro da Comporta, onde esteve até 2024.