Chama da Solidariedade
Solidariedade é um acto de bondade com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo.
Foi com base nesta definição que a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), tomou a iniciativa de fazer percorrer uma Chama por todo o território Português, através das suas associações filiadas, solicitando o envolvimento dos seus utentes, colaboradores e população em geral
Esta iniciativa chegou ao concelho de Alcácer do Sal no dia 24 de janeiro, vindo de Grândola e irá no dia 6 de fevereiro para o concelho do Barreiro.
A iniciativa também passou pela Comporta, ontem, foi recebida na Carrasqueira pela povoação da freguesia de Comporta em festa. Coube ás varias instituições da freguesia organizar essa recepção, Associação Educa & Cria, Grupo de Catequese da Comporta, Associação da Comunidade Piscatória da Carrasqueira, Centro Social e Paroquial São Pedro da Comporta, Grupo Desportivo da Herdade da Comporta, Junta de Freguesia de Comporta e a muitas pessoas que em nome individual deram a sua ajuda.
Foi uma festa pequena, mas simbólica, pois o importante não é festejar é lembrar a todos que devemos participar na nossa comunidade, devemos ajudar o próximo, nós podemos fazer a diferença.
A Chama chegou à Carrasqueira ás 17 horas onde foi recebida pela população na antiga escola primaria. Havia uma fogueira que simbolizava a esperança das nossas gentes, a nossa solidariedade. Houve um pequeno discurso por parte do Sr. Pe. Fernando e por parte da Presidente da junta de freguesia, de seguida o Grupo de Catequese, recitou uns poemas alusivos ao tema e cantou uns cânticos.
Hoje dia 6, ás 18 horas na nossa igreja será o adeus à Chama da Solidariedade, vem despedir-te dela vem ser solidário ajuda o próximo.