Compromisso de Catequista
As palavras que o Papa Francisco dirigiu aos catequistas no Congresso Internacional dos Catequistas (CIC) em Roma no passado mês de setembro, ainda fazem eco - "Recomeçar sempre de Cristo!", apela. Um catequista deve sempre partir de Cristo. Toda a sua missão deve ser Cristo centrica, e transmitir isso aos seus catequizados e a toda uma comunidade.
Foi com base nestas palavras sabias, proferidas pelo Papa Francisco, que no fim de semana passado na nossa paroquia os catequistas foram chamados a fazer o seu compromisso. Não foi só um compromisso com Deus, mas também um compromisso com a comunidade.
Fomos acompanhados pelos nossos meninos, famílias e toda a comunidade paroquial, que nos trouxe uma palavra de conforto, de esperança e de continuidade.
Sabemos, também, que não estamos sós para assumir esta responsabilidade, contamos com a ajuda do Espírito Santo, a presença de Jesus, a ternura do Pai, a atenção materna da Nossa Senhora e a colaboração do senhor Padre Fernando Belo e de toda a comunidade paroquial.
Compromisso de Catequista
19 de Novembro de 2017
Pároco: Quereis manifestar, diante do senhor e da comunidade a vossa adesão a cristo?
Catequistas: Sim, quero.
Pároco: Estais conscientes da vossa missão como catequistas?
Catequistas: Sim, estou.
Pároco: Estais dispostos a dar com a vossa vida um testemunho de fiel discípulo de Jesus Cristo?
Catequistas: Sim estou.
Pároco: Na verdade, se é esse o vosso propósito, comprometei-vos perante Deus e esta Comunidade.
Catequistas: Na presença de Deus, da hierarquia da Igreja, aqui representada por vós, Padre Fernando e da nossa comunidade da Comporta à qual pertenço e com a qual me sinto identificado, comprometo-me:
A transmitir a Boa Nova da Salvação que o Senhor me deixou, não somente através da suas Palavra, mas também do testemunho da minha vida.
Assim, para que consiga assumir aquilo a que me comprometo entrego o meu trabalho nas mãos de Maria com a certeza do seu auxilio permanente.