Viagem final - Évora
Foi tempo de encerrarmos mais um ano de Catequese, este ano e já como no ano transacto ficamos em terras Alentejanas foi escolhida a cidade de Évora.
O dia começou cedo na Comporta a partida foi ás 8:30 horas, depois de passarmos pelo Possanco e Carrasqueira foi caminho directo até à cidade Alentejana dos Arcebispos, pelo caminho houve tempo para cantarmos, para rezarmos o terço e para partilhamos experiências.
Évora é uma das dioceses mais antigas do território Português, já em 303 surge na lista dos Bispos que assinam as actas do Concílio de Elvira, volta a ser reconstituído o Bispado em 1166 após a reconquista cristã. Em 1540 o Papa Paulo III, pela Bula Gratiae Divinae Praemium elevou a Diocese de Évora à dignidade de Metrópole Eclesiástica (Arquidiocese). A Sé Catedral de Évora recebeu a dignidade de Basílica Menor. Desde 1540 aos dias de hoje sucederam 28 Arcebispos de Évora. A Arquidiocese tem como sufragâneas as dioceses de Beja e do Algarve.
No período da manhã, nesta magnifica cidade não podíamos deixar de visitar o Templo de Diana, a Sé Catedral de Évora, de assistir à Eucaristia na igreja de São Francisco. No período da tarde e após um picnic/almoço os nossos meninos queimarão energias nas piscinas municipais de Évora. Mas o dia ainda não estava no fim e no regresso a casa paramos na linda vila Alentejana das Alcáçovas onde decorria a festa do chocalho.
Queremos agradecer à Camara Municipal de Alcácer do Sal a cedência de transporte e todo o apoio que ao longo dos anos vem a dar ao Grupo de Catequese da Comporta.