Catequese
da Comporta
AS NOSSAS CAPELAS
A NOSSA PAROQUIA
Paróquia de São Pedro, Monte Vil, diocese de Lisboa. Capelania e curato da Ordem de São Tiago. Por decreto de 01/09/1887 esteve anexada, para efeitos administrativos, à freguesia de Santa Maria do Castelo, de Alcácer do Sal. É também referida com os nomes de Monte Vila e Montalvo. Em 1839 surge como pertencente à comarca de Setúbal e em 1852 à de Alcácer do Sal. É composta dos seguintes lugares e herdades: Cambado, Cova, Cova da Burra, Amieira Batalha, Cachopos, Carrasqueira, Carregueira de Baixo, Carregueira de Cima, Casas Novas, Comporta, Figueiral, Moita, Mont'alvinho, Mont'Alvo, Montadinho, Monte Novo, Murta, Pousadas, Quinta, Terroal, Torre e Torrinha.
Arquitectura religiosa:
Freguesia da Comporta
Igreja paroquial da Comporta/Igreja Matriz
Cronologia: Século XVIII.
Descrição: Pequeno templo de grande simplicidade, de uma só nave e capela-mor, ainda em funcionamento, pertencente à paroquia da Comporta, diocese de Setúbal. Surge referida pela primeira vez nas Memórias Paroquiais da extinta Freguesia de Montevil, em 1758, enquanto ermida de Nossa Senhora da Saúde, então pertencente à Casa do Infantado.
Arquitectura religiosa:
Freguesia da União das freguesias de Alcácer do Sal
Igreja São Pedro
Cronologia: Século XVII.
Descrição: Pequeno templo de grande simplicidade, de uma só nave e capela-mor, ainda em funcionamento, pertencente à paroquia da Comporta, diocese de Setúbal. Surge referida pela primeira vez nas Memórias da extinta Freguesia de Montevil, em 1629, enquanto Igreja de São de Pedro.